Veja quanto custa o metro quadrado na cidade


Mesmo com a crise, o mercado imobiliário está otimista. O Secovi-SP, sindicato do setor, estima 28 mil novos empreendimentos para 2009.

por Aparecido Nakano, Camila Hessel, Jordana Viotto, Luciana Mattiussi, Nathalia Ziemkiewicz, Rodrigo Barba
Novos bairros - Vila São Francisco? Novo Ipiranga?
Pseudônimos para seduzir novos moradores
 
Por que Vila São Francisco e não Butantã? “As construtoras descobriram o entorno do São Francisco Golfe Clube e apostaram em novos empreendimentos por lá”, afirma Luiz Paulo Pompéia, da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). Condomínios-clube e casas de alto padrão novinhas destoam da paisagem do velho bairro. O Novo Ipiranga fica ali mesmo na Silva Bueno, mas a alcunha ajuda a atrair compradores para os apartamentos entre 120 m² e 140 m², ladeados por uma completa infraestrutura de lazer. “Revitalizada, mais arborizada e com mais serviços, a região pedia um novo nome”, diz Marcelo Moralles, diretor de produto da Tecnisa.


O sobe-e-desce do mercado imobiliário
Nada de Jardins, Higienópolis ou Itaim. É nos bairros vizinhos aos mais nobres que moram os melhores negócios da capital. “A Barra Funda, praticamente uma continuação de Higienópolis, e a Vila Leopoldina, próxima à Lapa e ao Parque Villa-Lobos, são bons exemplos de um conceito que vale para a cidade toda”, diz Roberto Capuano, dono da imobiliária que leva seu nome. 


As maiores valorizações em dez anos
Espaço de sobra para novos empreendimentos e melhorias no transporte coletivo são os fatores que mais empurram o preço para cima. Isso ajuda a entender por que o Jaguaré encabeça a lista ao lado, elaborada pela Embraesp. “Os bairros mais caros não têm para onde crescer, e isso os coloca muito próximos de seu limite de preço”, diz Luiz Paulo Pompéia, diretor da Embraesp.
 Reprodução Reprodução


Os maiores preços
O que só os bairros mais caros da cidade têm? “Áreas formatadas, com oportunidades de negócios disputadas”, diz Marcelo Moralles, diretor de produto da Tecnisa. Outros pontos que contam bastante a favor de sua valorização são a proximidade do Centro e de vias de acesso importantes, como marginais e avenidas conhecidas.


 Reprodução Reprodução