sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Confira a história e as curiosidades do Tatuapé


O bairro do Tatuapé surgiu cercado pela cultura do vinho, tornando-se pioneiro na prática da viticultura. Esta atividade foi a principal fonte de economia do bairro, que se desenvolveu como uma região familiar. Inicialmente foi procurada por famílias de alto poder aquisitivo, vindas de diversas regiões do mundo, interessadas em desfrutar da cana e da uva.

antigos galpões deram lugares a grandes empreendimentos (Foto: Lukaaz/commons.wikimedia.org)

Além disso, os moradores daquela época notaram que o solo do Tatuapé era rico em argila de excelente qualidade, e por isso, um grande número de fabricantes de tijolos, telhas, manilhas e vasilhantes de barro foi se instalando no local. E assim, com tantas riquezas, o Tatuapé foi atraindo investidores, que instalaram uma completa rede comercial no bairro. A parte norte ficou marcada como uma zona comercial e industrial, mas há cerca de 20 anos tem sido convertida em áreas residenciais.

Ainda hoje existem antigos galpões e construções da metade de século XX, mas estão dando lugar a grandes empreendimentos, como condomínios e casas de alto padrão.

Bairro é cortado pelas principais vias da cidade (Foto: Divulgação/farm4.static.flickr.com)

INFRAESTRUTURA - O bairro é cortado pelas principais vias da cidade, como a Radial Leste, marginal do Tietê e avenida Celso Garcia. Também abriga o Parque São Jorge, sede do time de futebol Corinthians. O metrô também atende o bairro, com duas estações nas proximidades, Tatuapé e Carrão, ambas da linha vermelha. O Shopping Metrô Tatuapé e o Boulevard Tatuapé são os dois principais centros de lazer e compras da região.

PONTOS TURÍSTICOS - A antiga chácara da família Matarazzo, implantada na região em 1927 pelo Conde Francisco Matarazzo, transformou-se no Parque do Piqueri. O espaço de lazer tem uma área de 97.272 metros quadrados. Nele existe uma variada flora, de pequenos arbustos até árvores de grande porte; pista de terra para prática de cooper e caminhada, com 1.200 metros; duas quadras poliesportivas; aparelhos de ginástica e musculação e um campo de bocha.

Estudo aponta que o distrito foi o segundo mais valorizado na Capital (Foto: Praça Silvio Romero)

MERCADO - Hoje, o Tatuapé é um dos distritos mais valorizados da cidade de São Paulo. Uma pesquisa do Secovi apontou que em 2009 o bairro da zona leste foi o segundo mais valorizado na Capital, com quase 40% de aumento no valor do metro quadrado. A região só ficou atrás da Lapa.

Segundo o estudo, essa valorização é justificada pelo aumento de procura por moradores do próprio bairro, que não querem se mudar.

A área atualmente encontra-se em processo de verticalização com diversos condomínios médio ao alto padrão concluídos, em lançamentos ou em construção.


REVELANDO O BAIRRO DO TATUAPÉ HOJE

Texto de apresentação para a exposição fotográfica – “Revelando o Bairro do Tatuapé Hoje”, promovida pela Prefeitura do Município de São Paulo em 02/07/2000, no Parque do Piqueri – São Paulo/SP.

Há horas de tristeza. Há horas de partida. Há horas de chegada e de alegria. Hoje é hora de felicidade, por comemorarmos um ano do Bosque da Leitura no Parque do Piqueri.

Além disso, Oxalá, estamos vendo os frutos que a gente do Tatuapé semeou. Da sesmaria de Braz Cubas, das antigas plantações de uva dos Marengo aos modernos prédios atuais, etapa por etapa foi construído. Cresceu, venceu, nunca esmoreceu.

O caminho que o bairro trilhou, às vezes, parecia ofuscar. No entanto, brilha na beleza de hoje. Não se sujeitou ao tempo, mudando de procedimento sempre. Fez trabalho. Fez shopping. Fez prédio. Fez comida. Fez fama. Fez teatro. Fez poesia. Encantou e encanta. Foram tantas vidas que vieram e se foram... Suponho que muitos diários contem a sua história.

Lembranças devem ser escritas para que jamais sejam esquecidas. Assim, quer de noite, quer de dia, o bairro do Tatuapé vai mostrando para este mundo tão conturbado seu eterno crescimento. Ébom viver aqui!

Sérgio Sakall


Ensaio fotográfico no Parque do Piqueri, by Sérgio Sakall
(Rua Tuiuti, 515 – São Paulo, julho de 2000)

Acima , fotos matinais do “Varal de Poesias”; a fotografia abaixo foi trabalhada contra a luz do Sol.

A garota abaixo , desde cedo exercitando e adquirindo o gosto pela leitura. Foto tirada numa manhã de domingo no “Bosque da Leitura” – incentivo para a leitura, inaugurado em 1999, pela Secretaria Municipal da Cultura. Parque do Piqueri, localizado na Rua Tuiuti, 515.


– *Além das atividades desenvolvidas no Parque do Piqueri, ele inspira o artista em sua criação... A foto matinal mostra o artista plástico acadêmico Sr. José Ming Belinchão pintando garças em óleo sobre tela (by Sérgio Sakall, julho de 2000). Notas: Ele me presenteou com uma tela óleo sobre tela com girafas!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário