sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A VIDA EM ALTA VELOCIDADE

A VIDA EM ALTA VELOCIDADE

Resumo da biografia de Emerson Fittipaldi, um dos maiores pilotos do automobilismo mundial


Desafiar a morte milhares de vezes. Sentir o êxtase da vitória ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Levantar a taça de campeão e pensar na próxima corrida. A tensão na largada e o alívio da bandeirada na reta final. Glamour, fama, velocidade e pura adrenalina. Uma vida em alta velocidade é o relato emocionado de um dos maiores desportistas brasileiros de todos os tempos.

Desde de pequeno, Emerson sabia que sua vida era correr nas pistas. "Acompanhei tantas corridas desde os cinco anos de idade e estudava tudo com tanta atenção, que mesmo antes de começar a pilotar um kart, eu já sabia a maneira ideal de entrar numa curva e sair dela", relembra.

Ao longo de seus quarenta anos de carreira no automobilismo, o piloto viveu momentos de pesadelo e glória. Enfrentou os tempos heróicos e perigosos deste esporte, investiu num sonho brasileiro, quebrou protocolos e encarou a morte de perto. Carismático, ousado e tenaz, ele fala de suas glórias, temores e paixões. Os bastidores das grandes corridas, a ousadia na hora da montagem de carros mais velozes, os acidentes que vitimaram alguns de seus melhores amigos e quase o fizeram desistir de pilotar, a pressão dos chefes de equipe. As rivalidades históricas e a solidariedade entre os pilotos.

O famoso "Rato" – apelido que recebeu aos 14 anos de idade, quando ajudava o irmão nas corridas de kart – sabia farejar as oportunidades que lhe surgiam. Entre motos e carros envenenados, tinha um invejável tino para os negócios. Primeiro foi a criação do volante Fórmula 1, depois uma empresa de minikarts e o carro Fittiporche. Ao lado desses empreendimentos, vieram as primeiras vitórias em Interlagos, os primeiros desafios e, finalmente, a ida para a Inglaterra – passaporte que lhe garantiria entrar nos grandes circuitos. Estava na hora do "Rato" rugir em outras pistas e ganhar o mundo da Fórmula 1.

Na biografia desfilam alguns personagens célebres do automobilismo – como Collin Chapman, criador do famoso carro negro da John Player Special com o qual Emerson conquistou seu primeiro campeonato de Fórmula 1, tornando-se o mais jovem piloto a realizar este feito, marca que detém até hoje. A amizade com Jackie Stweart, Ayrton Senna e diversos pilotos famosos com quem dividiu a euforia da vitória e os perigos de cada circuito.

Em "Uma vida em alta velocidade", o leitor vai se sentir co-piloto de uma grande aventura pelo eletrizante universo de um campeão do automobilismo. Circulará pelos boxes de uma corrida, sentirá o ronco do motor, a tensão diante de uma disputa que pode se revelar fatal e conhecerá um mundo de luxo, mulheres bonitas e celebridades internacionais. Acompanhará o bicampeonato mundial ao triste desfecho de sua carreira na Fórmula 1, da consagração na Fórmula Indy com a vitória nas 500 milhas de Indianápolis ao milagre no terrível acidente em Michigan que quase o deixou paralítico. Uma vida marcada pela paixão e pela arte de superar o tempo.

A Vida de um Campeão

12 de dezembro de 1947 – Nasce Emerson Fittipaldi.

1951 – Aos cinco anos de idade, Emerson assiste pela primeira vez ao Grande Prêmio de Interlagos e descobre o que quer ser quando crescer: piloto de corrida.

1957 - Por intermédio do pai – um famoso locutor de rádio e televisão – Emerson é apresentado a seu maior ídolo: Juan Manuel Fangio, o lendário piloto argentino cinco vezes campeão de Fórmula 1.

1964 – Emerson torna-se bicampeão brasileiro de Kart.

1967 – Decide viajar para a Inglaterra para tentar a sorte no automobilismo europeu.

1969 – Conquista o campeonato britânico de Fórmula 3. Tinha 22 anos e começa a se destacar no cenário do automobilismo mundial

1970 – Emerson casa-se com Maria Helena.

1970 – Em um treino no circuito de Monza, morre Jochen Rindt, líder do campeonato e companheiro de equipe de Fittipaldi, que na época estreava como piloto de Fórmula 1 na equipe Lotus. No mesmo ano, Emerson venceria a última prova da temporada. Foi a melhor forma de homenagear o amigo, pois com essa vitória Jochen Rint tornou-se campeão póstumo da temporada de F-1.

1972 – Correndo pela equipe Lotus, Emerson ganha seu primeiro título na Fórmula 1 com o famoso carro negro da John Player Special. Tinha 25 anos de idade e foi mais jovem piloto a ganhar o campeonato mundial, marca que detém até hoje.

1973 – Emerson vence o grande prêmio de Interlagos. Era a primeira vez que o GP do Brasil contava pontos para o campeonato.

1973 – Na última corrida da temporada, morre François Cevert, um dos melhores pilotos da época e verdadeiro herói nacional na França. Emerson fica muito abalado com a morte do amigo e pensa seriamente em parar de competir. Os anos 70 foram um período mortal para os pilotos de F-1.

1974 – Emerson troca a Lotus pela McLaren. Queria provar a ele mesmo e ao célebre Colin Chapman, seu antigo chefe, que tinha condições de ser campeão novamente.

1974 – Nasce Juliana, primeira filha de Emerson e Maria Helena. Fittipaldi conquista o bicampeonato da Fórmula 1.

1975 – Em protesto contra as falhas na segurança do autódromo de Montjuich, em Barcelona, Emerson abandona o GP depois de completar uma volta e toma o primeiro vôo para Genebra. Quando desce do avião, recebe a notícia de que cinco pessoas haviam morrido no autódromo em conseqüência de um acidente com o piloto Rolf Stommelen. Emerson perderia o campeonato daquele ano.

1975 – Emerson não renova o contrato com a McLaren e decide, junto com o irmão Wilsinho, montar uma equipe brasileira para competir na Fórmula 1. Assina um contrato de patrocínio com a Copersucar, uma cooperativa nacional de produtores de açúcar. O carro da equipe, construído no Brasil, ficaria conhecido como Copersucar.

1976 – Nasce Jayson, o segundo filho de Emerson.

1978 – Morre Ronnie Peterson, uma dos melhores amigos de Emerson na F-1, em um acidente no circuito de Monza, Itália.

1979 – Depois de quatro temporadas de fracasso, Emerson desiste do sonho de correr com um carro fabricado no Brasil. Alguns anos depois abandonaria a Fórmula 1.

1981 – Nasce Tatiana, a terceira filha de Fittipaldi.

1983 - Maria Helena e Emerson se separam.

1983 – Emerson conhece Teresa sua segunda esposa.

1984 – Depois de correr pela primeira vez as 500 milhas de Indianápolis, Emerson decide voltar a competir profissionalmente na Fórmula Indy.

1985 – Vence a prova de Michigan, tornando-se o primeiro piloto brasileiro a ganhar uma corrida em circuito oval.

1987 – Nasce Joana, a primeira filha de Emerson com Teresa.

1989 – Numa emocionante disputa nas voltas finais com Al Unser Jr., Fittipaldi vence as 500 milhas de Indianápolis. Aquela vitória significou a coroação da carreira de Emerson como piloto de competição. Tinha 44 anos e competia com pilotos que tinham a metade de sua idade. Foi o seu apogeu.

1991 – Nasce Luca, o filho mais novo de Emerson.

1993 – Emerson vence as 500 milhas pela segunda vez e causa grande polêmica ao beber suco laranja, e não o tradicional leite, depois da vitória.

1996 – Emerson bate a mais de 320 km/h no circuito oval de Michigan. Com uma grave lesão no pescoço escapou de ficar paralítico por menos de 1milímetro.

1997 – Emerson e seu filho Luca de sete anos sofrem um acidente de ultraleve no interior de São Paulo. Caíram de uma altura de 100 metros, com o ultraleve batendo de nariz no chão. Tiveram a sorte de cair perto de um rio, pois a lama absorveu o impacto, salvando suas vidas.

2001 – Depois de 19 anos de casamento, separa-se de Teresa.

2002 – Participa do Goodwood Festival Speed, uma espécie de Salão do Automóvel de carros e motos antigos na Inglaterra. Clive Chapman, filho de Colin, havia restaurado a Lotus 72 com a qual Emerson ganhara seu primeiro campeonato de Fórmula 1. Depois de trinta anos, Emerson, Emerson voltava a dirigir o carro: "foi como entrar numa máquina do tempo... Naquele dia, descobri que ainda está muito vivo dentro de mim o garoto que atravessou o oceano em busca de um sonho". euforia da vitória e os perigos de cada circuito.

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